by Luciano e Priscila Cruz
Você sabe como é gerada a tentação no coração humano? Será que hoje, neste momento, você está sendo tentando mais talvez não esteja percebendo?
Abaixo segue para você, refletir, meditar e se auto-analisar, os estágios da tentação que nos levam ao pecado.
Leiam:
“Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando essa o atrai e seduz.
Então, a cobiça depois de haver concebido, da à luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1:14-15)
Primeiro estágio da tentação: “A Cobiça”
Segundo a tradução do dicionário Aurélio, Cobiça é igual a desejo ardente e imoderado por algo, ansiedade pelo que não se tem, e desejo pelo que é de outrem.
Como podemos ver o significado de Cobiçar é voltado totalmente para o material e o que é humano. Todos nós temos fraquezas e desejos carnais, onde muitos podem ser contra a vontade de Deus.
As “Cobiças” são individuais, ou seja, pessoais de cada ser humano, são desejos e vontades que brotam de dentro de nós, sentimentos que são ligados muitas vezes a circunstâncias da vida que nos movem algumas vezes por nossos próprios anseios, e por sua vez também podem ser gerados por coisas e situações que passamos no decorrer de nossas vidas.
Como por exemplo:
1° Uma pessoa que desde pequena sonha com seu futuro, idealizando seu casamento, seu cônjuge, seus filhos e de repente se depara ao passar dos anos a uma realidade de vida diferente de tudo aquilo que um dia sonhou. Não consegue ver aquilo que tem devido a “Cobiça”, pois começa a olhar as famílias a sua volta e começa a ver e desejar coisas que outros tem como o cônjuge, a casa, os bens, os filhos enfim tudo que outros tem e que desejaria ter, não percebendo então aquilo que tem. Começa a deixar o sentimento da “Cobiça” em seu coração sendo incapaz de ver as coisas boas de sua vida dando mais valor as coisas alheias e com isso sendo levado ao primeiro estágio da Tentação.
2° Uma pessoa que desde sua infância ouve de seu pai, mãe ou família que nunca será nada, não conquistara nada ou que é incapaz, ouvindo na verdade palavras de depreciação, desvalorização de sua identidade e capacidade, geram em seu coração desejos de auto-afirmação e desejo de ter e ser, para poder provar ao contrario referente a todas as palavras que foram ditas a seu respeito, fazendo então desta busca seu ideal de vida, passando a buscar e viver em função de ter aprovação ou realização.
Estes tipos de sentimentos geram atitudes que podem deixar a pessoa até mesmo insensível e sem caráter onde são capazes de agir e tomar atitudes erradas para conquistar seus ideais gerando também em si a “Cobiça” em ser sempre bem-sucedido indiferente da forma que seja, mesmo até por seu merecimento gerando orgulho, prepotência e sentimento de auto-suficiência dando a luz também ao pecado.
Segundo estágio da Tentação: “Atração”
Segundo a tradução do dicionário Aurélio Atração ato, processo ou poder de atrair. Poder de encantar, fascínio, inclinação natural, divertimento, distração. Pessoa ou coisa que nos traz interesse elas. Trazer, puxar ou solicitar para si, seduzir, chamar, incitar a aproximar-se, provocar, fazer ou aderir.
Como podemos perceber a partir do momento que detectamos a Cobiça dentro do nosso coração, somos Atraídos, nos tornando dependentes e vulneráveis pelos sentimentos dos quais cobiçamos.
Como por exemplo:
1° A pessoa que idealizou a sua vida ao se deparar com famílias a sua volta que possuem e vivem aquilo que um dia sempre sonharam, começam a sentir-se atraída pelo cônjuge, bens, filhos, relacionamentos enfim tudo o que desejariam ter para si, passando então a imaginar-se tendo aquilo, mesmo não sendo seu.
2° Pessoas que se sentem “feias” devido a palavras e situações são atraídas a buscar cada vez mais a “beleza”.
Pessoas que se sentem “incapazes” devido a palavras e situações, são atraídas a buscar a sua “realização” através do melhor emprego, casa, bens, cônjuge, carro( ...) enfim tudo que a levem se sentir superiores a outras pessoas.
Terceiro estágio da Tentação: “Sedução”
Segundo a tradução do dicionário Aurélio Sedução é o ato ou efeito de seduzir ou ser seduzido, que seduz, atrai ou encanta inclinar artificiosamente para o Mal ou para o Erro, desencaminhar, desonrar recorrendo a promessas, atrair, fascinar e subornar para fim de perturbação.
A Sedução por sua vez tem como objetivo tornar-nos cegos naquilo que somos atraídos. Fazendo-nos valorizar aquilo que nos Seduz de forma incoerente. Com isso nos inclinamos artificiosamente para o mal (agindo de forma que não agiríamos se estivéssemos movidos pelo Espírito Santo).
Desviando-nos do caminho de deveríamos de andar e acreditando em promessas assim nos desonrando e desonrando até mesmo as outras pessoas.
Como por exemplo:
1° Aquela mesma pessoa que cobiçou e se sentiu atraída em ter “a Vida” de outra pessoa, começa então a se sentir seduzida, o que seria, começar a buscar realmente aquilo para si de forma concreta.
Aquele cônjuge que era apenas cobiçado pelas qualidades que julgava ser o seu ideal para matrimonio, e que depois passou a ser uma atração, começa então a ser parte dos seus planos, onde já seduzido por tal pensamento e desejo, começa a ter atitudes e cometer atos com intuito de ter essa pessoa literalmente para si, assim como qualquer outra coisa que seja de outrem e que tenha sido idealizada para si.
Neste estágio a pessoa já não mais percebe as suas atitudes e palavras, já esta dominada por aquele sentimento que tomou conta do seu coração, pois aquilo que era apenas um desejo se torna uma atitude e então vemos nestes simples desejos que foram deixados se tornar em Sedução ser consumados em nosso coração nos levando a cometer atos e nos levando literalmente a pratica do Pecado.
2° Aquela pessoa que busca sua auto aceitação e quer provar seu valor mediante a vida e as pessoas sentem-se atraídas a buscar o melhor, mesmo que tenham que subornar, agir de má fé, roubar, é capaz de tudo para promover sua aceitação, onde tudo o que a Atrai e a leve a conquistar a Aceitação, isto ela faz.
Não se importando com as conseqüências elas são atraídas a conquistar seu objetivo e aquilo que eram desejos se tornam tão sedutores a ponto de se tornarem atitudes que em si consumadas se tornam Pecado.
Quarto estágio da Tentação: “O que era apenas Tentação se faz o PECADO”
O Pecado
Olhando para a história da vida de Davi onde em (2 Sm 11) podemos observar de forma bem clara e real cada estágio citado acima:
v Davi olha Bate-Seba pela janela banhando-se (COBIÇA)
v Davi começa a se imaginar com Bate-Seba (ATRAÇÃO)
v Davi manda chamar Bate-Seba (SEDUÇÃO)
v Davi deita-se com Bate-Seba (PECADO)
Podemos então observar que Davi mesmo tendo toda experiência e vivência com Deus, permitiu que a tentação se tornasse pecado em sua vida, pois ele foi alimentando os sentimentos dos estágios da tentação até gerar o pecado em sua vida, sendo que todas as situações que podemos acompanhar no desenrolar de sua história poderiam ter sido evitadas, como por exemplo:
v Sua Morte Espiritual
v O Adultério
v O Assassinato de Urias
v A morte de seu filho com Bate-Seba
Todas estas coisas terríveis que foram frutos (conseqüências) de sua “Cobiça” na verdade quando ela ainda apenas Cobiçou ter Bate-Seba para si, com certeza não imaginava colher todas estas coisas em seu histórico de vida. Pois é isso que a tentação faz, ela nos engana.
Davi em seu primeiro momento imaginava e queria apenas se deitar com Bate-Seba, esse era seu primeiro desejo, mas a tentação vem para isso nos enganar e nos levar ao pecado que por si nos leva a morte.
As Misericórdias do Senhor
Acompanhando esta história vemos que Deus é misericordioso e a sua misericórdia se estende sobre nós.
Pois mesmo a todas as atitudes de Davi que foram a causa de sua morte e a conseqüência de tantas desgraças Deus ainda com sua infinita Misericórdia manda seu servo Natã para que Davi seja levado há um verdadeiro ARREPENDIMENTO. (2 Sm 12:1-13)
Após Davi reconhecer seu pecado e o quanto ele tinha deixado levar-se pela tentação, se arrepende Amargamente perante o Senhor, derramando-se em sua presença com todo o seu coração em busca de sua Misericórdia e Perdão. (Sl 51)
Diante de todas estas circunstancias que pudemos observar sabemos que nos deparamos a todos os momentos com a Tentação em nossas vidas, e onde infelizmente por muitas vezes deixamos que ela se torne uma “Cobiça” e da “Cobiça” se torne em “MORTE” (pecado), que nos separam da presença de Deus.
Porem sabemos que Deus é misericordioso e esta pronto a receber um coração contrito e quebrantado em sua presença, fazendo toda aquela verdade que outrora faziam de nós escravos do Pecado, em passado, levando-nos a viver novamente uma nova vida diante de sua Presença.
Portanto todas as conseqüências geradas através de nossos Pecados se tornaram em sementes que colheremos no momento devido, mais seremos mais que vencedores, pois Deus lutará conosco as nossas Guerras, e não estaremos mais Sozinhos.
“PECAR É HUMANO, MAIS PERSISTIR NO PECADO É DIABÓLICO”
Catarina de Siena
Nenhum comentário:
Postar um comentário