3 - Receber Presentes
Existem, também, pessoas que só capitam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge através dos presentes que lhe dá. Para estas pessoas, os presentes - sejam eles comprados ou feitos pelo cônjuge, simples ou luxuosos - são simbolos visuais do amor. Por isso, elas tem necessidade emocional de receber presentes. Mas, para elas, o valor monetario do presente é secundário tanto faz um presente caro, quanto um presente barato a não ser "que haja uma enorme discripância entre o que se deu e o que se possa oferecer". Porque, para elas o Importante é o presente e não o valor monetário do presente. Ao receber o presente, elas dizem a si mesmas: "ele (a) se preocupa comigo, ele (a) me valoriza, ele (a) me ama!". Portanto, os elogios, as palavras de apreciação, as palavras de encorajamento ou companhia atenciosa do cônjuge não são suficientes para levar estas pessoas a se sentirem amadas. Pois a maior necessidade emocional delas é receber presentes.
4 - Formas de Servir
Outras pessoas só se sentem amandas quando seu cônjuge fazem coisas que as apreciam. Essas pessoas capitam a declaração e a afirmação de amor de seu cônjuge por meio dos serviços que o seu cônjuge lhe presta, fazendo para elas aquilo que elas consideram importante. Para algumas esposas que tenham esta linguagem de Amor, o importante é o Marido ajudá-las a cuidar dos filhos, para outras é ajudá-las nas tarefas domésticas. Para alguns maridos que tem esta linguagem de Amor, o importante é a esposa preparar os pratos que eles apreciam, para outros, é dar-lhe tudo nas mãos. Para estas pessoas, os elogios, as palavras de apreciação, as palavras de encorajamento, a companhia atenciosa do cônjuge ou os presentes não são provas de amor. Elas só se sentem amadas quando são servidas.
5 - Toque Físico
Existem também pessoas que só capitam a declaração e a afirmação de Amor de seu cônjuge por meio do toque Físico. O toque Físico pode ser afago, abraço, beijo ou outras formas de toques amorosos. O tipo de toque varia de uma pessoa para outra. Mas todas tem isso em comum: Emocionalmente anseiam pelo toque Físico de seu cônjuge. No "Cantico dos Canticos" a esposa diz ao esposo: "Beija-me com os beijos de tua boca, porque melhor é o teu amor do que o vinho" (Ct 1:2). Ela não diz " melhor é o teu beijo do que o vinho", mas, "melhor é o teu Amor...", pois, para ela, 0 beijo era o meio pela qual o esposo transmitia-lhe o seu Amor. Divagando sobre seus anseios, diz a esposa: "Tomará fosses como meu irmão, que mamou o seios de minha mãe! Quando te encontrasse na rua, beijar-te-ia, e não me desprezariam! Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, ... a sua mão esquerda estaria debaixo da minha cabeça e a sua direita me abraçaria" (Ct 8:1-3). E também confidência: " O meu amado meteu a mão por uma fresta, e o meu coração se comoveu por Amor dele" (Ct 5-4). Essa esposa, à semelhança de muitos maridos e esposas, tinham necessidade emocional e psicológica de toque físico. Os elogios, as palavras de apreciação, as palavras de encorajamento, a companhia atenciosa do cônjuge, os presentes ou as coisas que seu cônjuge faz para elas não satisfazem as necessidades emocionais e psicológicas dessas pessoas. Ainda que isso seja importante para elas, não serão suficientes para que sintam realmente amadas.
"Agradeço a Deus por todas as vidas que leram e que iram compartilhar com seu cônjuge do melhor que Deus tem para cada um de nós. Minha oração é para que todos sejam abençoados de maneira grandiosa pelas mãos do Senhor e venham colher e viver o melhor desta terra. Em Nome de Jesus."
Nenhum comentário:
Postar um comentário